POMBAIS CONTRACEPTIVOS NA ALEMANHA -1

O Modelo da Cidade de Aachen

O “Modelo de Aachen”…assim se intitulava uma notícia na imprensa em dezembro de 1997. Em 1995 a manchete dum jornal era bem diferente: ” Praga coloca autoridade em fúria: a paisagem urbana em Aachen é anualmente tomada por 2.000 pombos”

Qual é o modelo de Aachen? Qual o caminho que se vai tomar em Aachen para resolver os problemas dos pombos da cidade?

Crónica de Aachen:

1995: Formação do Grupo de Trabalho Pombos da Cidade
Em setembro de 1995, os opositores à experiementação animal de Aachen fundaram o Grupo de trabalho pombos da cidade e do ambiente de Aachen, com todas as organizações de bem-estar animal: (Bund für Umwelt und Naturschutz – Associação federal alemã de bem-estar animal); Federação contra testes em animais; NABU Conservação Federal Alemã na cidade de Aachen; Associação de bem-estar para o ambiente.
O objetivo desta associação destina-se a um controle de estoque de animais protegendo o direito dos animais e com um sentido ecológico da população de pombos na cidade, bem como prevenir ação de extermínio (tortura) contra os pombos. Um conceito integrativo foi desenvolvido após pesquisa em todo o território Federal, baseado na construção de pombais, estações de alimentação controlada, redução da imigração proveniente de fora através de pombos correio e pombos de corrida, bem como (se necessário) o uso de uma pílula para pombos inofensiva. Esta aliança foi e é a base para um trabalho eficaz.
A Mesa Redonda” / Parceiro de Cooperação
Sobre a aplicação do conceito, todas as fações do Conselho da cidade e as autoridades competentes foram envolvidas desde o início do trabalho. O contato em Aachen foi primeiro com os interlocutores ambientais das partes. Para além da “mesa redonda” de política e gestão, dirigimo-nos diretamente aos proprietários de casas, que têm um “problema” com pombos, às dioceses, uma vez que a igreja é muitas vezes frequentada por bandos de pombos, à administração de propriedade federal, à estação de metro assim como às associações de proprietários de casas e terras. Importante foi também o contato com aqueles que os alimentam, porque eles devem ser integrados no conceito. A aplicação de tal conceito exige a cooperação de todas as partes em causa e por último, mas não menos importante, os meios de comunicação.
1996: Decisão do conceito da proteção do direito dos animais na Comissão do Meio Ambiente
Em janeiro de 1996, a Comissão do Meio Ambiente da cidade de Aachen, tomou a decisão por unanimidade, de parar o extermínio de pombos e implementar o conceito do direito de animais para o controle da sua espécie.
Simpósio de Aachen: Especialistas discutiram o perigo para a saúde

“Os medos e preconceitos”” tornaram difícil, numa fase inicial, a mudança do conceito, e foi então que em 1996 foi realizado em Aachen um dia federal de ação sobre o tema “perigo para a saúde”, para se obter um esclarecimento nesta área . Profissionais, como por exemplo, Prof. Dr. Wormuth, diretor do Instituto de proteção da saúde e medicina veterinária em Berlim, Dr. Th Bartels, Universidade de medicina veterinária de Hannover, entre outros da Alemanha Federal, discutiram a questão do perigo dos pombos para a saúde das pessoas e as possibilidades de um controle de estoque de animais. A opinião unânime dos especialistas foi que o perigo para a saúde dos humanos através dos pombos não é maior do que o das aves ornamentais e silvestres, bem como o dos animais de estimação. A classificação do pombo como uma praga nos termos da lei federal de saúde foi retirada em 1989 devido aos novos conhecimentos. O estabelecimento de pombais supervisionados, estações de alimentação controladas, bem como, se for caso disso, o uso de uma “pílula controlada” para pombos« foram preconizados consistentemente pelos profissionais.
1997 – 2000: Construção de Pombais
Em Abril de 1997, seria construído o primeiro pombal para pombos por iniciativa própria. A Associação Alemã de Bem-estar Animal assumiu o patrocínio. Em dezembro a cidade prosseguiu com a construção de um segundo abrigo de pombos no edifício da administração Katschhof. Em abril de 2000, são realizados e colocados em operação um total de seis pombais no centro de Aachen. Os fundos da Comissão de Finanças já foram aprovados para a cidade de Aachen. Dependendo da localização, os pombais oferece m uma média de espaço para 80 animais.
A supervisão diária de pombais foi levada a cabo gratuitamente graças à dedicação de amigos dos animais, enquanto se esperava que essa atividade fosse retribuida através de subsídio acordado pela cidade de Aachen.

Balanço de Pombais
Depois de um tempo de acomodação, os pombais foram aceites pelos animais. Os pombos adotaram-nos como o seu novo “lar” e permanecem nos pombais, comem e dormem lá. Isto pode ser considerado como um grande sucesso. Desta forma puderam, por exemplo, de uma vez só, no ano de 1999, ser levantados cerca de 200 ovos na época de acasalamento. Uma forma de controlo de natalidade, que funciona quer no sentido da proteção dos animais quer também no sentido do controlo da população. Os dejetos de pombos, que tanto enraivecia os proprietários de casas como os senhorios, são limpos com muita frequência nos pombais. A limpeza de mais de 300 Kg de dejetos de uma vez só fala por si. Através da continuada recolha dos ovos é reduzido o aumento de pombos o que a longo prazo vai resultar numa regulação da população de pombos na cidade. A limpeza dos dejetos dos pombos nos pombais significa uma redução considerável da sujidade nas fachadas.
Criação de locais de alimentação controlados
Para além dos pombais foram criados seis sítios de alimentação na cidade de Aachen. Nesses sítios os pombos eram alimentados por comida controlada. A alimentação é feita através de colaboradores do grupo de trabalho. A alimentação serve para o controlo da natalidade dos pombos. A longo prazo vão ser criados nestes locais mais pombais e está planeada a introdução de uma “pílula de pombos”.

Estação de receção para os pombos da cidade
Todos conhecem a imagem na nossa cidade: Pombos com membros amarrados, que se infetam gravemente e que provocam grande dor aos animais. Com frequência veem-se animais com asas partidas e outros ferimentos severos que levam a uma morte agonizante. Para estes animais feridos e também para pombos bebés existe em Aachen uma estação de receção e também de cuidados.
Relações públicas e trabalho de consultoria
Paralelamente `às conversações com a cidade também foi estabelecido um bom contato com a Diocese e o nosso conceito foi apresentado à Diocese da Igreja local. Perante os problemas com os proprietários de casas e senhorios, a delegação de assuntos públicos trabalha conjuntamente com o Grupo de trabalho dos pombos da cidade; de modo a que aqui possa ser fornecido aconselhamento e ajuda. No âmbito do nosso trabalho público elaboramos uma brochura sobre o tema “ 7 perguntas e respostas sobre o tema pombos da cidade”. Esta Brochura também está disponível na Associação Federal de proteção animal. Aachen recebe perguntas com pedidos de apoio de muitas cidades . Por esse modo é que é recompensador a criação do grupo de trabalho federal dos pombos da cidade, que tem uma coligação federal de pessoas pelos direitos dos animais. O conceito modificado, levado a cabo em Aachen, dos direitos dos animais e de um continuado controlo dos pombos da cidade é um papel de trabalho federal que pode ser adquirido pelo grupo de trabalho federal (BAG) dos pombos da cidade.
Aconselhamento em casos problemáticos
Graças à cooperação com o departamento de assuntos públicos, todas as queixas e questões sobre pombos da cidade, são direcionados para o grupo de trabalho. Nos quatro anos e meio de trabalho pode ser levado a cabo para um número sem fim de casos aconselhamento e ajuda. Esta ajuda perante problemas vai desde aconselhamento acerca de medidas sobre os direitos dos animais até ações no terreno com trabalhos de construção, para retirar animais e ovos reprodutores. Como o assédio dos pombos apenas tinha como consequência um deslocamento da população, o grupo de trabalho esclareceu os proprietários sobre a construção dos pombais. Moradores e associações de habitantes estão abertos a esta preocupação em Aachen, graças a informações factuais.
Perspectivas
Os pombais e locais de alimentação tornaram-se uma alternativa com sucesso para o controlo dos pombos. O objetivo é portanto a criação de pelo menos 10 pombais na cidade assim como o mesmo número de locais de alimentação, nas quais pode ser introduzido uma hormona não prejudicial para os pombos. O número de pombais e locais de alimentação são orientados pelos bandos de pombos existentes e as suas localizações. A adoção dos pombais pelos animais, a resposta positiva por parte da população, bem como os inúmeros pedidos de outras autoridades mostram que Aachen seguiu o caminho certo. Estas experiências positivas são compartilhadas por outras cidades, como por exemplo, Augsburg.
A nossa recomendação de Aachen:
Participe na implementação de um conceito de defesa animal para lidar com os pombos da cidade na sua comunidade. Solicite informações sobre o Grupo Federal de Trabalho dos pombos da cidade. Desejamos sucesso para todas as iniciativas nesse sentido e espero que as campanhas de difamação contra os pombos e proibições de alimentação já pertençam ao passado. O Governo Regional de Nordrhein-Westfalen honorou o Grupo dos pombos de cidade de Aachen com um prémio de proteção animal.
O que você pode fazer
Invista-se na implementação de um conceito de defesa animal para lidar com os pombos da cidade na sua comunidade.
Por favor, não tome medidas deshumanas contra os pombos. Defenda a protecção dos animais. Solicite informações através do nosso endereço de E-mail. Desejamos sucesso para todas as iniciativas nesse sentido e espero que as campanhas de difamação contra os pombos e as proibições de alimentação logo pertençam ao passado.
Elli Heß / Grupo de Trabalho Pombos da Cidade de Aachen

Esta entrada foi publicada em Inicio. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s